
Perguntas e Respostas
• Quanto tempo leva a instalação do serviço Acess.Net?
O prazo para instalação é de no máximo 24 Horas partir da assinatura do contrato. O tempo de instalação varia de acordo com a dificuldade da instalação, mas geralmente leva de 1 a 2 horas.
• O que é o Kit Wireless?
É o conjunto de equipamentos necessários para conexão de internet via rádio. Consiste em uma antena, conectores, pigtail, cabos e um dispositivo Wireless.
•O que é acesso 3G?
Internet 3G é um tipo de acesso sem fio à internet. Ele é oferecido por empresas de telefonia móvel aos assinantes.
Esse tipo de acesso banda larga deve ser adquirido através das empresas de telefonia celular.
•Por que preciso de um provedor?
O provedor é necessário para que ele permita seu acesso à internet. É como se fosse uma chave que abre a porta de entrada da internet.
Lembrando que para ter acesso banda larga é necessário contratar o sinal de internet com uma empresa fornecedora e um provedor habilitado.
O provedor Acess.Net é o provedor completo com acesso via rádio e fibra óptica que não só fornece a autenticação da sua banda larga, mas também acesso suporte e serviços TI com credibilidade, além de produtos e serviços que facilitarão a sua vida e a utilização da sua internet.
• A Internet via radio funciona quando está chovendo?
Embora este seja um grande mito, a chuva não interfere no sinal da internet a menos que o fornecimento da energia seja interrompido num ponto de acesso (torre) ou na casa/empresa do cliente. O fato em si, não significa queda na qualidade da conexão e o cliente não percebe perda de desempenho.
• O que é Ponto de Acesso ou AP (Access Point)?
Access Point ou Roteador wireless (sem fio) é quem gera o sinal da rede wireless (sem fio). É através deles que os clientes se conectam a Internet.
• O Wi-Fi é seguro?
Da mesma maneira que numa rede normal com fios, os dados que trafegam pela rede Wi-Fi não possuem criptografia. Porém quando é acessado um site seguro através de SSL (Secure Socket Layer) os dados possuem criptografia e o risco de outro equipamento capturar dados é praticamente inexistente.
• O que é Banda Larga?
Banda larga é um termo usado para representar velocidade de transmissão de dados acima do conhecido sistema de acesso discado. Neste sistema você compra a velocidade que precisar. O sistema Wireless não possui esta limitação, pois seu micro fica ligado direto ao provedor por ondas de rádio na frequência de 2.4Ghz e 5Ghz e a taxa de transmissão pode chegar a 11 Mb/s e 54Mb/s. Com uma capacidade de velocidade maior, o usuário de banda larga além de baixar arquivos até 20 vezes mais rápido, poderá usufruir de conteúdos mais complexos na internet, como assistir vídeos e enviar vídeos por intermédio de uma webcam, comunicar-se em tempo real por meio de software de voz, jogos online, dentre outros.
• Vai haver algum acréscimo na minha conta de telefone?
Não. A Acess.Net tem conexão via rádio que não precisa de telefone. Com o surgimento das linhas pré-pagas para telefonia celular (celular a cartão), muitas pessoas não tem mais telefone fixo em casa. A internet via rádioé a melhor opção.
• A conexão via rádio fica caindo?
Não. A conexão fica disponível 24h sem interrupção. Quedas de conexão poderão acontecer se alguma coisa estiver errada com o computador, na configuração do dispositivo wireless ou no radio enlace.
• A internet via rádio permite o uso de Voz sobre IP (VoIP)? Qual a velocidade mínima da conexão Internet que eu necessito para usar VoIP?
Sim. Os servidores de VoIP permitem que as chamadas sejam feitas uniformes através de um mínimo de 30 Kbps (em velocidades de upload e download), para que cumpram o trafego dos pacotes digitais que carregam o tráfego da voz em cada sentido. Em geral recomenda-se um mínimo de 100 Kbps (em velocidades de upload e de download), quando não se usa a compressão em pacotes de transmissão da voz.
• Com o tempo, vai aumentar o valor da mensalidade?
A tendência de tudo em tecnologia é de baixar os preços com o tempo. O mínimo que vai acontecer é manter o preço e melhorar a qualidade ou velocidade da conexão.
• Eu uso um outro provedor de internet via rádio, os equipamentos instalados servem para eu usar na Acess.Net? Como faço para mudar de provedor
Se for o padrão Wi-Fi 2,4Ghz ou 5Ghz, provavelmente sim, bastando apenas direcionar a antena para uma de nossas torres de transmissão e configurar a nova rede. Entre em contato com a Acess.Net e solicite uma visita.
• Tenho um Modem de Banda Larga ADSL ou Velox , pode-se usá-lo para conectar a internet via rádio?
Não. Os equipamentos para conectar a internet via rádio são diferentes. Para conectar-se a Conecta é preciso de um equipamento especifico a este tecnologia.
• Tenho um Notebook com placa de rede sem fio embutida. Como faço para me conectar sem fio com a Conecta?
É necessário possuir um plano de internet banda larga ativado com a Acess.Net e o cliente precisa de um roteador interno que faça o compartilhamento da internet num raio que pode variar de acordo com o equipamento do cliente.
• O que significa comodato?
Comodato é o mesmo que empréstimo e no caso do cliente Acess.Net o equipamento necessário para a utilização do serviço de internet banda larga é cedido em regime de comodato, sem que o cliente pague nada por isso. O equipamento fica sob a responsabilidade do cliente até o término do contrato, devendo este ser devolvido quando do cancelamento do plano.
• É possível utilizar a internet em mais de um computador?
Sim, entretanto o cliente precisa de um roteador interno para que a conexão possa ser compartilhada em mais de uma máquina. Vale ressaltar que a conexão compartilhada implica também no compartilhamento da conexão entre as máquinas.
• O serviço interfere no sinal da TV ou do Rádio?
Não, o serviço oferecido pela Conecta não interfere na recepção de TV nem de rádio, podendo assim o cliente trabalhar sem problemas de interferência.
Pagamento
• O meu boleto para pagamento não chegou, o que devo fazer?
O cliente Acess.Net agora conta com a opção de imprimir a segunda via do boleto pela Central do Assinante (http://central.acess.net) – para acessar à Central é necessário login e senha e caso o cliente não os possua, é possível ter acesso aos mesmos através de atendimento telefônico (85) 9647-2045 mediante a confirmação de dados do titular do contrato.